Em ação do Circuito Litoral Norte de São Paulo em parceria com a SETUR-SP, Air Canada e o trade da região, a press trip com jornalistas e influenciadoras canadenses visita principais atrativos naturais, culturais e da gastronomia local. Com o objetivo de apresentar o Litoral Norte paulista à mídia do Canadá, o consórcio turístico realizou, de 6 a 8 de fevereiro, uma viagem de imprensa com cinco representantes do país, um importante potencial emissor de turistas para o Brasil.
Com a dispensa do visto de entrada e as novas frequências criadas pela Air Canada entre Montreal e São Paulo, os canadenses são um público que deve visitar cada vez mais o Brasil. E o Litoral Norte paulista, graças à sua proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos e às diversas opções de roteiros que envolvem praia e sol, surge como um dos principais destinos a serem explorados por esse público.
No evento, foram apresentadas às jornalistas as cinco cidades integrantes do consórcio (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), onde puderam explorar atrativos como o Forte de São João, o mais antigo do Brasil, situado em Bertioga, o Beco da Mulher Maravilha, um museu de grafites a céu aberto e as Ilhas em São Sebastião, o centro histórico de Ilhabela, a rica gastronomia caiçara e muito mais.
Segundo a jornalista Marie-Julie Gagnon, a experiência foi surpreendente para conhecerem mais sobre o país e seus destinos turísticos. “No Canadá ainda conhecemos muito pouco sobre o Brasil. Sabemos que é um destino atrativo e tropical, mas geralmente as informações se resumem ao Rio de Janeiro. O roteiro foi ótimo para conhecermos mais, o lugar é lindo e, com certeza, os canadenses gostarão muito de São Paulo e do Litoral Norte”, afirma.
A secretária de Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, ressalta a importância da integração entre os municípios para o desenvolvimento do destino Litoral Norte para outros Estados e, até, outros países. “Nós, em Ilhabela, já incorporamos, por exemplo, em um roteiro pelas belezas naturais da cidade, uma visita à aldeia indígena de São Sebastião. São atrativos que se complementam. E o evento com os jornalistas, somado ao famtour com agentes de viagem canadenses, devem aproximar esses dois destinos. Para nós, eles são um público muito relevante, já que têm maior permanência e, em geral, costumam vir fora da alta temporada de verão”, declara.
Já para a presidente da Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias, Niuara Tedesco, a ação do consórcio, de apresentar a região como um destino integrado, deve dar bons resultados ao trade local. “Com esse tipo de atuação do Circuito Litoral Norte, nós conseguimos mostrar, principalmente para o turista internacional, que temos um destino com muitas atrações e coisas a serem feitas. Um destino completo e de longa permanência, em roteiros de 7 a 10 dias. É muito importante trabalhar o turismo estrangeiro desta forma, profissionalmente, para que isso aumente a ocupação e a permanência do visitante no Litoral Norte”, explica.
O trade turístico regional, inclusive, teve importante participação na press trip, apoiando desde hospedagem e gastronomia, até receptivos e passeios. Entre os restaurantes, os parceiros foram: Vila das Ostras & Frutos do Mar, em Bertioga, Casa Brasileira, Quiosque Canto do Rio e Badauê, em São Sebastião, Atelier do Tonhão, em Ilhabela, Quiosque Guaruçá e Quiosque Nero, em Caraguatatuba. Já entre os meios de hospedagem, apoiaram a ação o Hotel Itapemar e a Pousada Toca da Praia. A press trip ainda teve a Maresias Tur, como receptivo intermunicipal, Da.Ma.Ta Ecoturismo e ABECO como receptivos locais e Gonçalves Turismo em tour histórico de São Sebastião. Em Caraguatatuba, apoiaram ainda a ACE e AHP.
Integrar para consolidar
Com foco em desenvolver e profissionalizar o turismo integrado entre as cidades da região, o Circuito Litoral Norte vem realizando diversas ações como famtours e press trips, assim como participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, criação e otimização do Observatório de Turismo, entre outros.
De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, a entrada da cidade no Circuito Litoral Norte, que ocorreu no último ano, abre um novo conjunto de oportunidades para o desenvolvimento turístico do município. "As cinco cidades que agora compõem o Litoral Norte têm, além da identificação geográfica, características semelhantes que permitirão projetos de âmbito regional, com minimização de custos, aumento do alcance das iniciativas de promoção e divulgação, troca de experiências entre o trade turístico, atração de investimentos, entre outros benefícios", diz.
Por fim, o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, reforça a relevância do mercado canadense para o turismo dessa região. “A ação com os jornalistas tem grande importância, já que o Canadá é um mercado novo a ser explorado, principalmente com a isenção do visto. Acreditamos muito no sucesso desse público vindo para São Paulo. E Caraguatatuba não poderia ficar de fora. Neste ano, a cidade está planejando diversas novidades voltadas ao turismo, como lançamentos de atrativos e revitalizações”, encerra.